Posted on

Foram já muitas as vezes, que, ao falar da minha profissão “Consultora de Organização” as pessoas ficam com um ar surpreedido e perguntam-me: O que faz exatamente? Isso existe? ou ainda Ah, eu não preciso, porque a minha casa está arrumada!

Organizador Profissional. Sabe onde surgiu esta profissão?

Organizador Profissional, ou Personal Organizer (PO), surgiu de uma forma estruturada nos anos 80, nos Estados Unidos da América, com um senhor chamado Barry Izsak, mas a verdade é que já desde os tempos pré-históricos que se fazia sentir a necessidade de se criar instrumentos de apoio à organização dos espaços.

Barry Izsak

Hoje em dia, apesar de ser uma profissão ainda recente e pouco conhecida em Portugal, já está presente, e com alguma popularidade, em muitos outros países, como o Brasil, o Reino Unido, o Canadá, a Austrália e, claro, os Estados Unidos.

APOP

Apesar disso, em Portugal já existe a APOP, que é a Associação Nacional e representa os Organizadores Profissionais em todo o País. Iniciou a sua atividade em Março de 2017 e tem como objetivo dar a conhecer melhor a profissão no nosso país.

 

Mas afinal, qual é o papel de um Organizador Profissional?

Um Organizador Profissional é uma pessoa que ajuda outras a serem organizadas na sua vida, tanto nas suas casas, em ambiente doméstico, como num ambiente de escritório, mais corporativo.

Utiliza conhecimentos técnicos e métodos que permitem aproveitar melhor os espaços, com produtos apropriados e sempre adaptados à necessidade de cada cliente.

Com um serviço de Organização Profissional o cliente consegue organizar os seus espaços e a sua vida e, consequentemente, ganhar mais tempo nas suas rotinas diárias, tornando-se mais feliz.

Homem feliz de braços abertos

Um Organizador Profissional deve ter algumas características essenciais como: gosto pela organização, claro, disciplina e concentração. Deve ser apaixonado por ajudar as outras pessoas, ser responsável e deve ter sempre presente a ética profissional.

Eu descobri a profissão a alguns anos atrás, quando decidi mudar a minha vida, porque não me sentia feliz, realidade com o que fazia e tinha acabado de sair de um burnout que me obrigou a parar quatro meses.

Depois de muito pensar despedi-me e encontrei na Organização o meu foco e criei a Home Optimizer.

Conhece a Home Optimizer?

A Home Optimizer é uma empresa de consultoria que ajuda a encontrar soluções criativas para simplificar a vida, através da otimização de espaços, documentos e rotinas diárias, ajudando as pessoas a ganharem mais tempo e permitindo aumentar a sua qualidade de vida e bem-estar de forma a tornarem-se mais felizes.

Logotipo Home Optimizer

Além dos serviços que disponibilizamos, criamos muito conteúdo com dicas e truques para que todos possam organizar e otimizar os seus espaços ao seu ritmo.

As novidades estão sempre no nosso blog, nas nossas redes sociais facebook  e no Instagram.

Até breve!

Fotos desde artigo: Napo Get Organized, Unsplash, APOP, Home Optimizer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *