Posted on

Este ano, muitos de nós vamos celebrar o Natal sozinho.

Habitualmente existem pessoas que não celebram esta época do ano porque não pertencem à religião católica, outros porque não lhes faz sentido optam por passar sozinhos por escolha, existe ainda quem esteja a viver o seu primeiro ano de divórcio e ainda existem os que perderam o seu companheiro ou companheira, um ente querido.

feet 932346 1920 Susete Lourenço consultora em organização

Este ano temos ainda a pandemia COVID 19, onde o amor e respeito ao outro nos pede o afastamento de contactos, uma situação bastante especial. Seremos muitos no mundo inteiro a celebrar o natal sozinhos ou em pequenos círculos por causa deste vírus.

Neste artigo, gostava de partilhar algumas ideias para aproveitarmos esta pausa para repensar o processo. O Natal não é um só dia, mas um processo.

Quer saber mais, venha dai!

O que fazer só no Natal: ideias do dia de Natal sozinho

 

  1. Reflita o que significa para si o Natal sozinho.

O que pensa disso? Mostre auto compaixão consigo mesmo. Se se sentir triste, não tente sentir-se feliz. Se se sentir frustrado, não tente sentir-se bem.

Honre o seu sentimento e pergunte-se como poderá  priorizar as suas necessidades.

 

  1. Tenha alguma perspetiva e Pare de reclamar e comece a criar.

Não ligue ao que a sua voz interior mazinha lhe diz, porque já sabemos que vai criticar o COVID, o governo ou qualquer outra coisa. Respire e esteja ciente dos seus pensamentos e desligue. Relaxe. Seja gentil consigo mesmo durante este tempo.

Se sentir que a sua voz interior voltou e continua a reclamar, “desligue” o botão e venha para o momento presente, tente fazer um jejum de pensamentos.

 

  1. Planear só para si.

Assuma a responsabilidade e diga a si mesmo que está a preparar-se para uma celebração. Um ano difícil está a terminar e em breve um novo ano está a chegar. Vamos comemorar. Pergunte a si mesmo como pode celebrar e deixe as ideias virem a sua mente:

12 dicas para criar uma celebração para si mesmo:

  1. Um bom café da manhã, almoço e jantar? Quais são os menus? O que precisa para comprar de antecipadamente?
  2. Como vai preparar a mesa para a celebração? Quais são os seus pratos especiais, toalhas de mesa, guardanapos? Precisa de alguma coisa?
  3. Existem algumas comidas especiais para comer nesta época do ano. Quais são as suas preferidas? Vai comprar? Onde? Quando?
  4. Qual seria o filme para assistir nesta época? Aquele que há muito tempo queria ver, mas por variadas razões nunca tinha conseguido. Agora é a hora!
  5. Gosta de música? Que tal criar uma lista de reprodução com antecedência.
  6. Qual seria o livro para ler, nesta altura?
  7. E porque não aproveitar e criar um momento de spa especial para si?
  8. Velas podem iluminar a casa todo o dia. Gosta da ideia? Precisa de comprar velas?
  9. Como vai decorar a sua casa? Uma árvore de Natal, só o presépio ou criar um lugar semelhante a um altar para passar a fazer ai nesse espaço, o seu momento de meditação, reflecção, oração…
  10. Existe alguém que gostaria de conversar nesta época? Quem é? Pode contactar e perguntar se está disponível para beber um chá ou um café e colocar a conversa em dia?
  11. Quando pensa em celebração, qual a primeira ideia que vem à sua mente? Uma bebida especial, um presente, comida especial. Prepare essa “coisa” simbólica para si.
  12. Conectar-se com sua família online? Fará sentido? Tente concretizar o tempo de antemão.

Todas estas dicas ajudam a planear e organizar o seu dia.

O Natal é o encerramento de um ciclo e a abertura de um novo. Começando com o solstício de inverno, depois o dia de Natal, o Ano Novo e os Reis. É uma ótima época para tornar presente os rituais que já tem e criar novos.

velas advent 1883840 1920 Susete Lourenço consultora em organização

As minhas sugestões para criar uma lista de rituais para esta época do ano

  1. Crie o seu espaço especial para esta época especial do ano.Limpe a sua casa e crie uma zona especial e decore ao seu gosto.
  2. Conecte-se com a natureza e consigo mesmo.Vá caminhar na natureza, num jardim ou parque. Acorde para ver o nascer do sol.
  3. Refletir.Refletir sobre este ano de 2020. Partilho algumas questões:
  • Quais são as coisas positivas que lhe aconteceram e que vai lembrar deste ano?
  • Que aptidões melhorou este ano?
  • Quais são as 2 principais coisas que celebraria este ano?
  • Sentiu apoiado este ano? Por quem?
  • Gostaria de ser mais apoiado? Por quem e sobre o quê?
  • Quais foram aqueles momentos em que sentiu felicidade este ano?
  • Sente que precisa de se perdoar? De uma escala de 0 a 100, quanto?
  • Quais foram os momentos mais difíceis deste ano e aqueles que superou e se sentiu bem consigo mesmo?
  • A quem gostaria de agradecer este ano?
  1. Mostre a sua gratidão. Pode (e deve) escrever sobre sua gratidão. Este ano está grato? Quem são as pessoas a quem está grato? Faça uma lista e de seguida, deixe-os saber por e-mail, chamada telefónica, WhatsApp ou até mesmo uma carta.
  2. Planear para 2021. 2021 está muito próximo. Comece a pensar e a sonhar o que deseja alcançar no próximo ano. Faça a sua lista e comece a planear o que terá de fazer para alcançar os seus objetivos.
  3. Reze” com o seu coração. Este ano mostrou nos como somos vulneráveis. Diga os seus profundos desejos, medos, necessidades. Não se apresse. Não se esqueça que hoje o dia é mágico. Deixe o universo saber os seus desejos e necessidades neste dia mágico.
  4. Celebre: Celebre a vida. Celebre que está vivo e livre. Faça essa coisa simbólica para si, beba champanhe, coma aquele bolo de chocolate, jante uma comida que adora e lhe dá prazer, qualquer símbolo de celebração para si é BOM, não se esqueça de ouvir boa música e dance. Sinta a celebração!

christmas tree 3784021 1920 Susete Lourenço consultora em organização

Dicas Extra

  • Cuidado com as redes sociais e comunicação social. Especialmente se perceber que a sua vozinha interior está aborrecida e de mau humor. Ela vai começar a comparar e a tentar fazer com que a sua mente o faça sentir infeliz. Não dê essa hipótese ao seu ego. Fique atento e combata!
  • Lembre-se, tudo estará fechado naquele dia. Faça sua lista de compras antes e compre tudo com antecedência.
  • Esteja consciente de sua intenção para este dia. Faça disso o seu dia. Não há resposta certa ou errada. Faça sua celebração.
  • Esteja presente, aqui e agora e veja a magia nesses pequenos detalhes.

Vamos terminar com uma música?

A letra fala exatamente sobre o Natal sozinho, veja aqui: https://youtu.be/ZHkcl2ub9G0

cafe e pipoca warm and cozy 1975215 1920 Susete Lourenço consultora em organização

Quais são seus planos para este Natal?

Comente nos comentários, gostava muito de saber!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *